Aids Avançada

A Doença Avançada pelo HIV é uma condição grave em que o sistema imunológico está profundamente comprometido, deixando o corpo vulnerável a infecções oportunistas potencialmente fatais, como meningite criptocócica, tuberculose, pneumocistose, histoplasmose e citomegalovírus.

O Ministério da Sáude do Brazil define Aids Avançada como adultos e adolescentes com CD4<200 cel/mm³ ou doença em estágio 3 ou 4 (OMS), e todas as crianças com idade < 5 anos.

Essa situação pode ocorrer em dois momentos:

    • No diagnóstico tardio do HIV, quando a pessoa já vive com o vírus há muito tempo sem saber e só descobre quando já está com o sistema imune bastante enfraquecido;
    • Após a interrupção do tratamento antirretroviral, quando o vírus volta a se multiplicar e compromete novamente a defesa do organismo.

A Aids Avançada ainda é uma das principais causas de morte relacionada ao HIV, especialmente em pessoas que não estão em tratamento ou que não conseguem manter o cuidado em saúde de forma contínua.

Um olhar atento e ágil salva vidas

O Projeto A Hora é Agora em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, tem atuado para mudar esse cenário, fortalecendo a resposta à Aids Avançada com ações práticas e integradas:

    • Busca ativa qualificada, com profissionais de saúde treinados para entrar em contato com as pessoas com Aids Avançada registradas nos sistemas de informação;
    • Implementação de testes rápidos para identificar precocemente as principais infecções oportunistas;
    • Capacitação e articulação da rede de saúde, garantindo que os serviços estejam preparados, conectados e atentos para reconhecer sinais de gravidade e agir com agilidade;
    • Organização de fluxos assistenciais, facilitando o acesso ao tratamento adequado, a exames e, quando necessário, à internação.

Essas ações têm como objetivo estruturar um Circuito Rápido de Cuidado para pessoas com Aids Avançada, promovendo uma resposta mais eficiente e salvando vidas.

A doença avançada pelo HIV pode ser evitada e tratada, mas isso exige diagnóstico precoce, cuidado contínuo e uma rede de saúde articulada.

Se você vive com HIV, manter o tratamento em dia é o caminho mais seguro para se proteger.

Se você é um profissional de saúde, reconhecer precocemente os sinais da Aids Avançada pode salvar vidas.

Rolar para cima