NOSSAS ESTRATÉGIAS

O A Hora é Agora adota uma abordagem integral no enfrentamento ao HIV e à Aids, focando não apenas no diagnóstico precoce, mas também no acompanhamento contínuo, incluindo a prevenção ao HIV e a continuidade ao tratamento antiretroviral.

As estratégias de Testagem são uma das principais iniciativas, que inclui a oferta de diferentes métodos de diagnóstico como o autoteste, a testagem a partir de um caso índice (quando parceiros sexuais de pessoas diagnosticadas são também testados), a testagem rápida nos serviços de saúde e a testagem nas redes de sociabilidade. Estas opções de testagem visam ampliar o acesso e facilitar a detecção precoce, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e aumentando as chances de sucesso no tratamento.

A ampliação de ofertas para a prevenção do HIV, por meio de ofertas diferenciadas de PrEP e PEP, inclui a possibilidade de teleatendimento (TelePrEP e TelePEP) e entrega de medicamentos em casa (PrEP delivery), que também fazem parte das ações do projeto A Hora é Agora em alguns municípios.

Além disso, o projeto também promove a continuidade do tratamento, com estratégias como a linkagem e navegação ao cuidado em HIV, que inclui a entrega de medicamentos em casa ou em armários digitais e a possibilidade de dispensa de medicamentos para múltiplos meses. Para usuários que interromperam o tratamento, há iniciativas de reintegração ao cuidado.

O A Hora é Agora incorpora Tecnologias Diagnósticas, como o autoteste e os testes rápidos para detecção de infecções oportunistas, ampliando a capacidade de diagnóstico e a precisão no acompanhamento da saúde das pessoas vivendo com HIV. O Circuito Rápido de Atendimento da Aids Avançada é uma estratégia essencial para a identificação precoce de complicações, incluindo testes rápidos de CD4 e carga viral (CV), teste para criptococose, histoplasmose e TB-LAM, permitindo um tratamento adequado e imediato para pessoas com HIV em estágios mais avançados da doença.

A Gestão Participativa, por meio de comitês gestores, garante que as ações sejam desenhadas e implementadas de forma colaborativa e alinhada às necessidades locais. O enfrentamento do estigma e da discriminação também é central no projeto, com ações de sensibilização de profissionais de saúde, capacitações e parcerias com ONGs para promover um ambiente acolhedor e sem julgamentos. Além disso, as estratégias de comunicação abordam temas como o autoteste, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a carga viral indetectável (I=I), a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e o fornecimento de medicamentos em casa, criando um ambiente de maior empoderamento e informação para as pessoas vivendo com HIV.

ESTRATÉGIAS ADOTAS PELO A HORA É AGORA

• TESTAGEM
Autoteste, Index, SNS, testagem rápida de HIV e outras IST nos serviços e testagem extramuros.

Ampliação da oferta de prevenção: profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP), TelePrEP e HomePrEP.

Promoção da continuidade do tratamento: linkagem/navegação, remédio em casa, dispensa para múltiplos meses, resgate de pessoas que interromperam o tratamento, apoio para o acesso a benefícios sociais e abordagem da saúde mental.

• CIRCUITO RÁPIDO PARA ATENDIMENTO DA AIDS AVANÇADA
CD4 e Carga Viral rápida, teste de criptococose, histoplasmose, TB-LAM.

• GESTÃO PARTICIPATIVA
Comitês gestores.

• ENFRENTAMENTO DO ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO
Ações em parcerias com ONGs locais/nacionais e UNAIDS, ambiência dos serviços de saúde, treinamento e sensibilização dos profissionais de saúde e gestores.

Rolar para cima