A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi criada em 1900, vinculada ao Ministério da Saúde e é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Fiocruz possui 16 unidades técnico-científicas, voltadas para ensino, pesquisa, inovação, assistência, desenvolvimento tecnológico e extensão no âmbito da saúde. Entre elas está a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), criada em 1954, com atuação na capacitação e na formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o sistema de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública.
A Fiotec é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio. Foi criada em 1998 para prover apoio administrativo e financeiro à Fiocruz com seus parceiros no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Comemorando 20 anos de existência, o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da AIDS (PEPFAR) representa um compromisso sem precedentes para a saúde global, salvando milhões de vidas e evitando inúmeras infecções por HIV. Por meio de parcerias estratégicas, o PEPFAR contribuiu para o notável sucesso no controle mundial da epidemia de HIV/Aids ao priorizar soluções inovadoras e com foco no cuidado da pessoa. À medida que enfrentamos os desafios finais na resposta à AIDS, garantir sistemas de saúde robustos e sustentáveis tem sido fundamental para um futuro melhor para todos.
Criado em 1986, o atual Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) é referência mundial na vigilância, prevenção e assistência relacionadas ao HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).