Sobre o Programa PACK

PACK GLOBAL

O Programa PACK visa melhorar a qualidade da atenção primária através de 4 pilares:

  • Elaboração e atualização constante de guias PACK para apoio à tomada de decisão clínica baseada em evidências atualizadas e adaptadas ao contexto local da atenção primária à saúde
  • Estratégia específica de treinamento
  • Intervenções para o fortalecimento dos sistemas de saúde local
  • Pesquisas para monitoramento e avaliação.

O Programa PACK vem sendo desenvolvido, testado e aprimorado desde 1999 pela Knowledge Translation Unit (KTU) da Universidade de Cape Town , África do Sul, em colaboração com clínicos, gestores de saúde e formuladores de políticas no país, especialmente do Departamento de Saúde da Cidade de Cape Town, Departamento de Saúde da província de Western Cape e Departamento Nacional de Saúde. Além da África do Sul, o Programa já foi adaptado para implementação no Brasil, Indonésia, Nigéria e Etiópia.

Ferramenta de suporte à decisão clínica
Programa de treinamento
Fortalecimento do sistema de saúde
Monitoramento, pesquisa e avaliação

O PACK foi desenvolvido para fortalecer os sistemas de saúde, garantindo que cuidados de qualidade estejam disponíveis para pessoas em sua comunidade através das seguintes práticas:

PACK BRASIL ADULTO

No Brasil, a adaptação do PACK Global Adulto foi iniciada em 2015, pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, a partir das diretrizes e recomendações aplicáveis ao contexto clínico e epidemiológico brasileiro.

Após sua primeira edição em 2016, ocorreram outras quatro atualizações, com base nas mais atuais evidências científicas e nos últimos protocolos clínicos nacionais, além da participação de lideranças clínicas locais, especialistas, gestores e outros profissionais de Florianópolis.

Entre 2020 e 2022, foram desenvolvidas edições especiais do guia PACK Brasil Adulto, voltadas exclusivamente ao diagnóstico e manejo da COVID-19.

Em 2022, por meio do Acordo de Cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, iniciou-se uma nova parceria com a Knowledge Translation Unit (KTU), da Universidade de Cape Town, com o objetivo de expandir o Programa PACK para outros municípios brasileiros.

Apoiada com recursos da Iniciativa Emergencial do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR), esta parceria criou, no âmbito do Projeto A Hora é Agora (AHA) a Unidade de Tradução do Conhecimento (UTC), responsável pelo desenvolvimento das atividades do Programa PACK no Brasil.

PREENCHENDO A LACUNA ENTRE O QUE SABEMOS E O QUE FAZEMOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

O objetivo do programa PACK é melhorar a qualidade dos cuidados ofertados pela Atenção Primária à Saúde à população, acelerando o preenchimento da lacuna entre a evidência científica e a decisão clínica. Por meio de aprimoramentos no sistema de saúde, investigação pragmática, implementação baseada em evidências e avaliação e envolvimento de pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e população, o Programa PACK procura reduzir a distância entre “o que sabemos” e “o que fazemos” na Atenção Primária.

No Brasil, a adaptação do PACK Global Adulto foi iniciada em 2015, pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, a partir das diretrizes e recomendações aplicáveis ao contexto clínico e epidemiológico brasileiro.

Após sua primeira edição em 2016, ocorreram outras quatro atualizações com base nas mais atuais evidências científicas e nos últimos protocolos clínicos nacionais, além da participação de lideranças clínicas locais, especialistas, gestores e outros profissionais de Florianópolis.

Entre 2020 e 2022, foram desenvolvidas edições especiais do guia PACK Brasil Adulto, voltadas exclusivamente ao diagnóstico e manejo da COVID-19.

Em 2022, por meio do Acordo de Cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), iniciou-se uma nova parceria com a Knowledge Translation Unit (KTU), da Universidade de Cape Town, com o objetivo de expandir o Programa PACK para outros municípios brasileiros.

Quem somos

Sobre o A Hora É Agora

O Hora É Agora tem como principal objetivo potencializar a resposta local no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids em cinco capitais brasileiras: Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza e Porto Alegre. Implementado por meio do acordo de cooperação entre a ENSP/Fiocruz/Fiotec e o CDC, com recursos do PEPFAR, ele assessora o fortalecimento dos serviços de saúde nas áreas de prevenção combinada, promoção da testagem de HIV, detecção precoce do vírus e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), início rápido e adesão ao tratamento, entre outras ações estruturantes nos sistemas de saúde locais. Em 2022, no âmbito do Projeto A Hora é Agora, foi criada a Unidade de Tradução do Conhecimento (UTC), responsável pelo desenvolvimento das atividades do programa PACK no Brasil.

Acreditamos que a resposta ao HIV/Aids alcançará melhores resultados com uma abordagem sistêmica que envolva toda a rede de atenção à saúde do SUS, incluindo a Atenção Primária à Saúde (APS). O ‘A Hora é Agora’, por meio do programa PACK, busca adaptar esse objetivo à linguagem e às práticas dos profissionais da APS, evitando ações programáticas verticais e promovendo o cuidado integral das pessoas.

Sobre a Fiocruz e a ENSP

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi criada em 1900, vinculada ao Ministério da Saúde, e é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Fiocruz possui 16 unidades técnico-científicas, voltadas para ensino, pesquisa, inovação, assistência, desenvolvimento tecnológico e extensão no âmbito da saúde. Entre elas está a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), criada em 1954, com atuação na capacitação e na formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública.

Sobre a Fiotec

A Fiotec é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio. Foi criada em 1998 para prover apoio administrativo e financeiro à Fiocruz com seus parceiros no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Sobre PEPFAR - Plano de Emergência do presidente dos EUA para Alívio da AIDS

Comemorando 22 anos de existência em 2025, o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da AIDS (PEPFAR) representa um compromisso sem precedentes para a saúde global, tendo salvado milhões de vidas e evitado inúmeras infecções por HIV. Por meio de parcerias estratégicas, o PEPFAR contribuiu para o notável sucesso no controle mundial da epidemia de HIV/Aids ao priorizar soluções inovadoras e com foco no cuidado da pessoa. À medida que enfrentamos os desafios finais na resposta à AIDS, garantir sistemas de saúde robustos e sustentáveis tem sido fundamental para um futuro melhor para todos.

Sobre a Knowledge Translation Unit

A Knowledge Translation Unit é uma unidade de pesquisa de sistemas de saúde da University of Cape Town, comprometida em melhorar a qualidade da atenção primária para comunidades vulneráveis em todo o mundo por meio de ferramentas práticas, implementação baseada em evidências e engajamento dos sistemas de saúde, seus gestores, provedores e usuários finais. 

Sobre a University of Cape Town

A Universidade da Cidade do Cabo é uma instituição de ensino superior sul-africana fundada em 1928, com uma orgulhosa tradição de excelência acadêmica e de promoção de mudanças e desenvolvimento sociais por meio de seu conhecimento, corpo docente e estudantes de vanguarda. 

Unidade de Tradução do Conhecimento

A Unidade de Tradução do Conhecimento (UTC) Brasil é uma estrutura composta por pesquisadores, educadores e gestores em Saúde Pública, criada para gerenciar e apoiar a implementação e expansão do Programa PACK nos municípios brasileiros participantes da iniciativa.

Missão: Fortalecer o sistema de saúde e promover um cuidado de qualidade orientado pela ciência para todas as pessoas no Brasil.

Visão: Ser referência em inovação e tradução do conhecimento em saúde a serviço da atenção primária no Brasil.

Valores:   Colaboração

                 Transparência

                 Integridade científica

                 Ética

                 Inovação

A UTC atua como uma unidade central de operacionalização do programa PACK, a fim de garantir a atualização periódica do guia, a adaptação às necessidades e contextos brasileiros, além de fornecer suporte técnico para o treinamento, implementação e monitoramento do Programa. A UTC também coordena todas as pesquisas envolvendo o programa PACK.

Equipe da UTC

Diretoria Executiva e Supervisão Geral

Ana Carolina Faria e Silva Santelli

Fábio O’Brien 

Filipe de Barros Perini

Marly Marques da Cruz

Tatianna Alencar

Vanda Lúcia Cota

Coordenação Geral:

Ronaldo Zonta

Daniela Fortunato Rego (adjunta)

Atualização, revisão, adaptação e tradução do PACK Brasil Adulto:

Daniela Fortunato Rêgo

Fernanda Karolinne Melchior Silva

Mariela Zaros Galana

Ronaldo Zonta

Treinamento e implementação:

Ana Maria Bim Gomes

Bernardo Manata Eloi

Ronaldo Zonta

Monitoramento, avaliação e pesquisa:

André Reynaldo Santos Perissé

Marly Marques da Cruz

Santuzza Arreguy Silva Vitorino

Design: 

Paulo César Nery Costa

Guia PACK Brasil Adulto

O Guia PACK Global contém mais de 3000 recomendações de rastreamento, diagnóstico e manejo clínico que são revisadas anualmente e estão alinhadas às evidências e diretrizes mais atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sua ‘Lista Modelo de Medicamentos Essenciais’, além de evidências e orientações provenientes da ferramenta de apoio à decisão online do BMJ (British Medical Journal), o BestPractice.

O Guia PACK Brasil Adulto deriva do guia PACK Global Adulto, sendo uma ferramenta de apoio à tomada de decisão clínica que abrange os sintomas e condições mais comuns de pacientes adultos da atenção primária em países em desenvolvimento. Ele integra conteúdos sobre doenças transmissíveis, não transmissíveis, condições de saúde mental, saúde da mulher e cuidados paliativos.

As particularidades do Guia PACK Brasil Adulto estão relacionadas à sua adaptação ao contexto brasileiro, com recomendações alinhadas aos medicamentos, testes e equipamentos disponíveis nos municípios onde o programa está sendo implementado. O Guia PACK Brasil Adulto combina evidências mundiais, recomendações de protocolos e normas nacionais, além de considerar as condições específicas do cenário epidemiológico brasileiro

GUIA PACK CAMPO GRANDE 2025

GUIA PACK FLORIANÓPOLIS 2025

GUIA PACK FORTALEZA 2025

GUIA PACK PORTO ALEGRE 2025

Compromisso contínuo de fornecer suporte atualizado à decisão clínica baseado em evidências, por meio de atualizações frequentes do guia PACK.

Qualificação da Atenção Primária (APS) através do desenvolvimento de treinamentos de profissionais de saúde para o uso do guia PACK e melhoria da qualidade do cuidado em saúde.

Estratégias que grantam que as ferramentas de apoio à decisão clínica tenham impacto e sejam adotadas na prática dos profissionais de saúde para melhorar a qualidade e a eficácia da prestação de serviços de saúde.

Desenvolvimento de estratégias e ferramentas inovadoras que visam melhorar os resultados dos pacientes e o acesso a cuidados de qualidade através de soluções novas e custo-efetivas.

Atuação na melhoria e clarificação da divisão de tarefas entre os profissionais médicos e enfermeiros na APS agilizando as jornadas dos pacientes, ampliando e qualificando o escopo de prática clínica, e impulsionando a incorporação de práticas, tecnologias e insumos com base nas melhores evidências disponíveis.

Compromisso contínuo de fornecer suporte atualizado à decisão clínica baseado em evidências, por meio de atualizações frequentes do guia PACK.

Qualificação da Atenção Primária (APS) através do desenvolvimento de treinamentos de profissionais de saúde para o uso do guia PACK e melhoria da qualidade do cuidado em saúde.

Estratégias que grantam que as ferramentas de apoio à decisão clínica tenham impacto e sejam adotadas na prática dos profiossionais de saúde para melhorar a qualidade e a eficácia da prestação de serviços de saúde.

Desenvolvimento de estratégias e ferramentas inovadoras que visam melhorar os resultados dos pacientes e o acesso a cuidados de qualidade através de soluções novas e custo-efetivas.

Atuação na melhoria e clarificação da divisão de tarefas entre os profissionais médicos e enfermeiros na APS agilizando as jornadas dos pacientes, ampliando e qualificando o escopo de prática clínica, e impulsionando a incorporação de práticas, tecnologias e insumos com base nas melhores evidências disponíveis.

Estrutura de Treinamentos

O treinamento do PACK é projetado para capacitar os profissionais de saúde da atenção primária à saúde (APS) nas habilidades e conhecimentos necessários para aplicar a abordagem prática e baseada em evidências em seu trabalho diário e promover a integração entre a equipe de saúde. Foi planejado para ocorrer em cascata, começando com membros da UTC para formação de Líderes Municipais de Treinamento e Implementação, que formam os Treinadores Locais das unidades, os quais, por fim, são responsáveis pela formação dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) da APS.

CAMPO GRANDE

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Glória A. Pereira. Leika A. I. Geniole, Jumara Espíndola, Maria Alice Raposo, Bárbara L. Rosa, Gabriela da S. C. Alécio, Túlio T. M. Dias e Thais H. dos Anjos

FLORIANÓPOLIS

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Isadora F. Teixeira, Samuel do N. Ponce, Jadson J. M. Kreis e Vinicius P. Brasil

FORTALEZA

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Aline R. Feitoza, Ana Geyse G. da Silva, André L. B. Bomfim, Arethusa M. G. Soares, Kilma Lopes, Marcos C. Paiva, Rui de G. S. Neto e Thamara V. Rolim

PORTO ALEGRE

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Leila Coffy, Loren Seibel, Vanessa do Canto Severo Coffy,Mcarthur Alexander Barrow

CAMPO GRANDE

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Glória A. Pereira. Leika A. I. Geniole, Jumara Espíndola, Maria Alice Raposo, Bárbara L. Rosa, Gabriela da S. C. Alécio, Túlio T. M. Dias e Thais H. dos Anjos

FLORIANÓPOLIS

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Isadora F. Teixeira, Samuel do N. Ponce, Jadson J. M. Kreis e Vinicius P. Brasil

FORTALEZA

Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:

Aline R. Feitoza, Ana Geyse G. da Silva, André L. B. Bomfim, Arethusa M. G. Soares, Kilma Lopes, Marcos C. Paiva, Rui de G. S. Neto e Thamara V. Rolim

Feedback dos usuários (Para depois)

Para potencializar o uso do GUIA PACK, a Unidade de Tradução do Conhecimento implementa um espaço de feedback e escuta aos usuários do Guia PACK (apelidado de “Para depois”). Esse espaço inclui Feedback, sugestões, dúvidas, elogios ou solicitações que podem surgir durante:

  • Qualquer fase do treinamento
  • Implementação do Programa PACK
  • Uso do Guia PACK na rotina diária da prática clínica
  • Articulações e pactuações na gestão municipal

Monitoramento, Avaliação e Pesquisa

O Monitoramento, Avaliação e Pesquisa do PACK é um componente essencial que visa garantir a coleta, análise e processamento de dados do programa PACK para fornecer informações válidas e confiáveis sobre seus efeitos nos territórios. O monitoramento é crucial para identificar o progresso, desafios e oportunidades de melhoria do programa em cada município participante, enquanto a Avaliação e Pesquisa buscam aprofundar o entendimento do PACK, promovendo inovação e subsidiando estratégias futuras para aprimorar as práticas.

Fale conosco

Para informações adicionais sobre o PACK Brasil Adulto e seu programa de treinamento ou outras questões, envie a mensagem através do formulário ou contate a equipe da UTC Brasil: utcpackbrasil@gmail.com.















Rolar para cima