













Sobre o Programa PACK
PACK GLOBAL
O Programa PACK visa melhorar a qualidade da atenção primária através de 4 pilares:
- Elaboração e atualização constante de guias PACK para apoio à tomada de decisão clínica baseada em evidências atualizadas e adaptadas ao contexto local da atenção primária à saúde
- Estratégia específica de treinamento
- Intervenções para o fortalecimento dos sistemas de saúde local
- Pesquisas para monitoramento e avaliação.
O Programa PACK vem sendo desenvolvido, testado e aprimorado desde 1999 pela Knowledge Translation Unit (KTU) da Universidade de Cape Town , África do Sul, em colaboração com clínicos, gestores de saúde e formuladores de políticas no país, especialmente do Departamento de Saúde da Cidade de Cape Town, Departamento de Saúde da província de Western Cape e Departamento Nacional de Saúde. Além da África do Sul, o Programa já foi adaptado para implementação no Brasil, Indonésia, Nigéria e Etiópia.

Ferramenta de suporte à decisão clínica

Programa de treinamento

Fortalecimento do sistema de saúde

Monitoramento, pesquisa e avaliação
O PACK foi desenvolvido para fortalecer os sistemas de saúde, garantindo que cuidados de qualidade estejam disponíveis para pessoas em sua comunidade através das seguintes práticas:
- Simplificação, padronização e otimização da prestação de cuidados de saúde
- Apoio aos gestores e profissionais de saúde na implementação prática de políticas de saúde
- Adoção do Guia PACK como rotina em todas as consultas
PACK BRASIL ADULTO
No Brasil, a adaptação do PACK Global Adulto foi iniciada em 2015, pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, a partir das diretrizes e recomendações aplicáveis ao contexto clínico e epidemiológico brasileiro.
Após sua primeira edição em 2016, ocorreram outras quatro atualizações, com base nas mais atuais evidências científicas e nos últimos protocolos clínicos nacionais, além da participação de lideranças clínicas locais, especialistas, gestores e outros profissionais de Florianópolis.
Entre 2020 e 2022, foram desenvolvidas edições especiais do guia PACK Brasil Adulto, voltadas exclusivamente ao diagnóstico e manejo da COVID-19.
Em 2022, por meio do Acordo de Cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, iniciou-se uma nova parceria com a Knowledge Translation Unit (KTU), da Universidade de Cape Town, com o objetivo de expandir o Programa PACK para outros municípios brasileiros.
Apoiada com recursos da Iniciativa Emergencial do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR), esta parceria criou, no âmbito do Projeto A Hora é Agora (AHA) a Unidade de Tradução do Conhecimento (UTC), responsável pelo desenvolvimento das atividades do Programa PACK no Brasil.
PREENCHENDO A LACUNA ENTRE O QUE SABEMOS E O QUE FAZEMOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
O objetivo do programa PACK é melhorar a qualidade dos cuidados ofertados pela Atenção Primária à Saúde à população, acelerando o preenchimento da lacuna entre a evidência científica e a decisão clínica. Por meio de aprimoramentos no sistema de saúde, investigação pragmática, implementação baseada em evidências e avaliação e envolvimento de pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e população, o Programa PACK procura reduzir a distância entre “o que sabemos” e “o que fazemos” na Atenção Primária.
No Brasil, a adaptação do PACK Global Adulto foi iniciada em 2015, pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, a partir das diretrizes e recomendações aplicáveis ao contexto clínico e epidemiológico brasileiro.
Após sua primeira edição em 2016, ocorreram outras quatro atualizações com base nas mais atuais evidências científicas e nos últimos protocolos clínicos nacionais, além da participação de lideranças clínicas locais, especialistas, gestores e outros profissionais de Florianópolis.
Entre 2020 e 2022, foram desenvolvidas edições especiais do guia PACK Brasil Adulto, voltadas exclusivamente ao diagnóstico e manejo da COVID-19.
Em 2022, por meio do Acordo de Cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), iniciou-se uma nova parceria com a Knowledge Translation Unit (KTU), da Universidade de Cape Town, com o objetivo de expandir o Programa PACK para outros municípios brasileiros.
Quem somos
Sobre o A Hora É Agora
O Hora É Agora tem como principal objetivo potencializar a resposta local no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids em cinco capitais brasileiras: Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza e Porto Alegre. Implementado por meio do acordo de cooperação entre a ENSP/Fiocruz/Fiotec e o CDC, com recursos do PEPFAR, ele assessora o fortalecimento dos serviços de saúde nas áreas de prevenção combinada, promoção da testagem de HIV, detecção precoce do vírus e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), início rápido e adesão ao tratamento, entre outras ações estruturantes nos sistemas de saúde locais. Em 2022, no âmbito do Projeto A Hora é Agora, foi criada a Unidade de Tradução do Conhecimento (UTC), responsável pelo desenvolvimento das atividades do programa PACK no Brasil.
Acreditamos que a resposta ao HIV/Aids alcançará melhores resultados com uma abordagem sistêmica que envolva toda a rede de atenção à saúde do SUS, incluindo a Atenção Primária à Saúde (APS). O ‘A Hora é Agora’, por meio do programa PACK, busca adaptar esse objetivo à linguagem e às práticas dos profissionais da APS, evitando ações programáticas verticais e promovendo o cuidado integral das pessoas.
Sobre a Fiocruz e a ENSP
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi criada em 1900, vinculada ao Ministério da Saúde, e é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Fiocruz possui 16 unidades técnico-científicas, voltadas para ensino, pesquisa, inovação, assistência, desenvolvimento tecnológico e extensão no âmbito da saúde. Entre elas está a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), criada em 1954, com atuação na capacitação e na formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública.
Sobre a Fiotec
A Fiotec é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio. Foi criada em 1998 para prover apoio administrativo e financeiro à Fiocruz com seus parceiros no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Sobre PEPFAR - Plano de Emergência do presidente dos EUA para Alívio da AIDS
Comemorando 22 anos de existência em 2025, o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da AIDS (PEPFAR) representa um compromisso sem precedentes para a saúde global, tendo salvado milhões de vidas e evitado inúmeras infecções por HIV. Por meio de parcerias estratégicas, o PEPFAR contribuiu para o notável sucesso no controle mundial da epidemia de HIV/Aids ao priorizar soluções inovadoras e com foco no cuidado da pessoa. À medida que enfrentamos os desafios finais na resposta à AIDS, garantir sistemas de saúde robustos e sustentáveis tem sido fundamental para um futuro melhor para todos.
Sobre a Knowledge Translation Unit
A Knowledge Translation Unit é uma unidade de pesquisa de sistemas de saúde da University of Cape Town, comprometida em melhorar a qualidade da atenção primária para comunidades vulneráveis em todo o mundo por meio de ferramentas práticas, implementação baseada em evidências e engajamento dos sistemas de saúde, seus gestores, provedores e usuários finais.
Sobre a University of Cape Town
A Universidade da Cidade do Cabo é uma instituição de ensino superior sul-africana fundada em 1928, com uma orgulhosa tradição de excelência acadêmica e de promoção de mudanças e desenvolvimento sociais por meio de seu conhecimento, corpo docente e estudantes de vanguarda.
Unidade de Tradução do Conhecimento
A Unidade de Tradução do Conhecimento (UTC) Brasil é uma estrutura composta por pesquisadores, educadores e gestores em Saúde Pública, criada para gerenciar e apoiar a implementação e expansão do Programa PACK nos municípios brasileiros participantes da iniciativa.
Missão: Fortalecer o sistema de saúde e promover um cuidado de qualidade orientado pela ciência para todas as pessoas no Brasil.
Visão: Ser referência em inovação e tradução do conhecimento em saúde a serviço da atenção primária no Brasil.
Valores: Colaboração
Transparência
Integridade científica
Ética
Inovação
A UTC atua como uma unidade central de operacionalização do programa PACK, a fim de garantir a atualização periódica do guia, a adaptação às necessidades e contextos brasileiros, além de fornecer suporte técnico para o treinamento, implementação e monitoramento do Programa. A UTC também coordena todas as pesquisas envolvendo o programa PACK.
Equipe da UTC
Diretoria Executiva e Supervisão Geral
Ana Carolina Faria e Silva Santelli
Fábio O’Brien
Filipe de Barros Perini
Marly Marques da Cruz
Tatianna Alencar
Vanda Lúcia Cota
Coordenação Geral:
Ronaldo Zonta
Daniela Fortunato Rego (adjunta)
Atualização, revisão, adaptação e tradução do PACK Brasil Adulto:
Daniela Fortunato Rêgo
Fernanda Karolinne Melchior Silva
Mariela Zaros Galana
Ronaldo Zonta
Treinamento e implementação:
Ana Maria Bim Gomes
Bernardo Manata Eloi
Ronaldo Zonta
Monitoramento, avaliação e pesquisa:
André Reynaldo Santos Perissé
Marly Marques da Cruz
Santuzza Arreguy Silva Vitorino
Design:
Paulo César Nery Costa

Guia PACK Brasil Adulto
O Guia PACK Global contém mais de 3000 recomendações de rastreamento, diagnóstico e manejo clínico que são revisadas anualmente e estão alinhadas às evidências e diretrizes mais atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sua ‘Lista Modelo de Medicamentos Essenciais’, além de evidências e orientações provenientes da ferramenta de apoio à decisão online do BMJ (British Medical Journal), o BestPractice.
O Guia PACK Brasil Adulto deriva do guia PACK Global Adulto, sendo uma ferramenta de apoio à tomada de decisão clínica que abrange os sintomas e condições mais comuns de pacientes adultos da atenção primária em países em desenvolvimento. Ele integra conteúdos sobre doenças transmissíveis, não transmissíveis, condições de saúde mental, saúde da mulher e cuidados paliativos.
As particularidades do Guia PACK Brasil Adulto estão relacionadas à sua adaptação ao contexto brasileiro, com recomendações alinhadas aos medicamentos, testes e equipamentos disponíveis nos municípios onde o programa está sendo implementado. O Guia PACK Brasil Adulto combina evidências mundiais, recomendações de protocolos e normas nacionais, além de considerar as condições específicas do cenário epidemiológico brasileiro



-
Desenvolvimento e atualização
do guia PACK Brasil - Programas de treinamento
- Tradução do Conhecimento
- Inovação em Saúde
-
Fortalecimento do Sistema
de Saúde
Compromisso contínuo de fornecer suporte atualizado à decisão clínica baseado em evidências, por meio de atualizações frequentes do guia PACK.
Qualificação da Atenção Primária (APS) através do desenvolvimento de treinamentos de profissionais de saúde para o uso do guia PACK e melhoria da qualidade do cuidado em saúde.
Estratégias que grantam que as ferramentas de apoio à decisão clínica tenham impacto e sejam adotadas na prática dos profissionais de saúde para melhorar a qualidade e a eficácia da prestação de serviços de saúde.
Desenvolvimento de estratégias e ferramentas inovadoras que visam melhorar os resultados dos pacientes e o acesso a cuidados de qualidade através de soluções novas e custo-efetivas.
Atuação na melhoria e clarificação da divisão de tarefas entre os profissionais médicos e enfermeiros na APS agilizando as jornadas dos pacientes, ampliando e qualificando o escopo de prática clínica, e impulsionando a incorporação de práticas, tecnologias e insumos com base nas melhores evidências disponíveis.
-
Desenvolvimento e atualização
do guia PACK Brasil
Compromisso contínuo de fornecer suporte atualizado à decisão clínica baseado em evidências, por meio de atualizações frequentes do guia PACK.
- Programas de treinamento
Qualificação da Atenção Primária (APS) através do desenvolvimento de treinamentos de profissionais de saúde para o uso do guia PACK e melhoria da qualidade do cuidado em saúde.
- Tradução do Conhecimento
Estratégias que grantam que as ferramentas de apoio à decisão clínica tenham impacto e sejam adotadas na prática dos profiossionais de saúde para melhorar a qualidade e a eficácia da prestação de serviços de saúde.
- Inovação em Saúde
Desenvolvimento de estratégias e ferramentas inovadoras que visam melhorar os resultados dos pacientes e o acesso a cuidados de qualidade através de soluções novas e custo-efetivas.
-
Fortalecimento do Sistema
de Saúde
Atuação na melhoria e clarificação da divisão de tarefas entre os profissionais médicos e enfermeiros na APS agilizando as jornadas dos pacientes, ampliando e qualificando o escopo de prática clínica, e impulsionando a incorporação de práticas, tecnologias e insumos com base nas melhores evidências disponíveis.
Estrutura de Treinamentos
O treinamento do PACK é projetado para capacitar os profissionais de saúde da atenção primária à saúde (APS) nas habilidades e conhecimentos necessários para aplicar a abordagem prática e baseada em evidências em seu trabalho diário e promover a integração entre a equipe de saúde. Foi planejado para ocorrer em cascata, começando com membros da UTC para formação de Líderes Municipais de Treinamento e Implementação, que formam os Treinadores Locais das unidades, os quais, por fim, são responsáveis pela formação dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) da APS.

CAMPO GRANDE
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Glória A. Pereira. Leika A. I. Geniole, Jumara Espíndola, Maria Alice Raposo, Bárbara L. Rosa, Gabriela da S. C. Alécio, Túlio T. M. Dias e Thais H. dos Anjos
FLORIANÓPOLIS
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Isadora F. Teixeira, Samuel do N. Ponce, Jadson J. M. Kreis e Vinicius P. Brasil
FORTALEZA
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Aline R. Feitoza, Ana Geyse G. da Silva, André L. B. Bomfim, Arethusa M. G. Soares, Kilma Lopes, Marcos C. Paiva, Rui de G. S. Neto e Thamara V. Rolim
PORTO ALEGRE
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Leila Coffy, Loren Seibel, Vanessa do Canto Severo Coffy,Mcarthur Alexander Barrow
CAMPO GRANDE
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Glória A. Pereira. Leika A. I. Geniole, Jumara Espíndola, Maria Alice Raposo, Bárbara L. Rosa, Gabriela da S. C. Alécio, Túlio T. M. Dias e Thais H. dos Anjos
FLORIANÓPOLIS
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Isadora F. Teixeira, Samuel do N. Ponce, Jadson J. M. Kreis e Vinicius P. Brasil
FORTALEZA
Líderes Municipais de Treinamento e Implementação:
Aline R. Feitoza, Ana Geyse G. da Silva, André L. B. Bomfim, Arethusa M. G. Soares, Kilma Lopes, Marcos C. Paiva, Rui de G. S. Neto e Thamara V. Rolim
Feedback dos usuários (Para depois)
Para potencializar o uso do GUIA PACK, a Unidade de Tradução do Conhecimento implementa um espaço de feedback e escuta aos usuários do Guia PACK (apelidado de “Para depois”). Esse espaço inclui Feedback, sugestões, dúvidas, elogios ou solicitações que podem surgir durante:
- Qualquer fase do treinamento
- Implementação do Programa PACK
- Uso do Guia PACK na rotina diária da prática clínica
- Articulações e pactuações na gestão municipal
Monitoramento, Avaliação e Pesquisa
O Monitoramento, Avaliação e Pesquisa do PACK é um componente essencial que visa garantir a coleta, análise e processamento de dados do programa PACK para fornecer informações válidas e confiáveis sobre seus efeitos nos territórios. O monitoramento é crucial para identificar o progresso, desafios e oportunidades de melhoria do programa em cada município participante, enquanto a Avaliação e Pesquisa buscam aprofundar o entendimento do PACK, promovendo inovação e subsidiando estratégias futuras para aprimorar as práticas.
Fale conosco
Para informações adicionais sobre o PACK Brasil Adulto e seu programa de treinamento ou outras questões, envie a mensagem através do formulário ou contate a equipe da UTC Brasil: utcpackbrasil@gmail.com.