REDUÇÃO DE DANOS
Estratégias de Redução de danos são fundamentais para minimizar os riscos associados ao uso de substâncias à saúde mental, física e sexual dos usuários e busca promover uma abordagem mais segura para quem pratica chemsex, por exemplo. Além disso, a redução de danos deve ser sempre uma abordagem sem julgamento, focada na segurança e no bem-estar das pessoas. Aqui estão algumas dicas e orientações:
- Conheça a substância que for utilizar e saiba o que está consumindo: quais são as doses seguras, os efeitos esperados, os riscos e a duração.
- Dose com cuidado e em intervalos maiores: evite utilizar doses muito grandes e por longos períodos. Comece com doses pequenas e use aos poucos, para sentir os efeitos, especialmente com GHB. Dê um tempo entre as doses, evitando o consumo contínuo.
- Evite misturas perigosas: especialmente GHB com álcool, pois ambos são depressores do sistema nervoso central, podendo levar a perda de consciência e parada respiratória. Misturar estimulantes, como metanfetamina e mefedrona, também pode causar ataque cardíaco.
- Esteja com alguém ou em ambiente de confiança: a presença de algum conhecido diminui o risco de não ser socorrido, em caso de emergência. Tenha contatos de emergência médica à mão.
- Beba água regularmente e faça pausas para comer: o uso dessas substâncias pode desidratar o corpo e levar à falta de apetite.
- Use preservativos ou PrEP: para se prevenir do HIV e outras IST.
- Use gel lubrificante: para reduzir risco de lesões durante o sexo.
- Não compartilhe agulhas, seringas, cachimbos ou instrumentos ao fazer o uso de substâncias.
- Fumar ou cheirar é menos prejudicial do que injetar (slam).
- Se for usar GHB com mais pessoas, divida em doses individuais. Quando se coloca tudo em um único copo, o GHB pode ficar depositado no fundo. Assim, o último a beber corre risco de superdosagem.
- Considere usar PEP (profilaxia pós-exposição), até 72h após a exposição sexual ou pelo uso de substâncias injetáveis.
