MPOX
Mpox é uma doença causada pelo Mpox vírus (MPXV) e sua transmissão pode ocorrer por meio de contato direto com pessoas infectadas pelo Mpox vírus ou materiais contaminados com o vírus. A maioria dos casos apresenta sinais e sintomas leves e moderados e, raramente, é fatal. Qualquer pessoa que tenha contato íntimo com uma pessoa infectada pode contrair a doença.
Os sintomas aparecem cerca de 3 a 21 dias após o contato com o vírus.
Sintomas
• Erupções cutâneas: manchas vermelhas na pele que evoluem para bolhas.
• Febre: muitas vezes acompanhada de calafrios.
• Dores de cabeça e muscular.
• Fadiga.
• Ínguas: nas regiões próximas à erupção.
Se você sentir um dos sintomas, como lesões ou vermelhidão na pele, genitália, ânus ou boca, é importante evitar contatos íntimos e procurar um serviço de saúde. Converse também com as pessoas com quem você teve contato, para que também fiquem atentas a esses sinais.
Cuidadores, profissionais de saúde, familiares próximos e parceiros: usem luvas, máscaras, aventais e óculos de proteção para se proteger.
Fique atento:
os sintomas podem variar de uma pessoa para outra pessoa e podem passar despercebidos.

Formas de Transmissão
• Contato direto com fluidos corporais, lesões ou erupções na pele de pessoas infectadas. Inclusive durante o sexo, beijo ou abraço.
• Superfícies contaminadas: o vírus pode permanecer em objetos e superfícies que foram tocados por pessoas infectadas ou brinquedos sexuais não desinfectados.
• Não é transmitida por aerossóis (como a COVID-19), entretanto a transmissão pode ocorrer por contato próximo prolongado cara-a-cara por meio de gotículas ou secreções respiratórias.
A transmissão termina quando todas as cascas das lesões caem e desaparecem.
Como você pode se prevenir?
Evitar compartilhar objetos pessoais: como toalhas, roupas e utensílios.
Evitar contato próximo: limite o contato com pessoas que apresentem sintomas. Se cuidar de uma pessoa doente, use luvas e máscara.
Higiene das mãos: lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel.
Para mais informações, consulte o site do Ministério da Saúde ou entre em contato com o serviço de saúde da sua cidade.