PREVENÇÃO COMBINADA
A Prevenção Combinada é uma estratégia fundamentada na ideia de que a combinação de várias medidas de prevenção (biomédicas, comportamentais e estruturais) pode oferecer uma proteção mais completa e eficaz contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Dessa forma, a Prevenção Combinada não se limita a uma única abordagem de prevenção, mas envolve a combinação de várias estratégias de acordo com as necessidades e circunstâncias individuais de cada pessoa.

CONHEÇA ABAIXO ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO COMBINADA:
• USO DE PRESERVATIVO:
Usar preservativos, internos ou externos, corretamente previne a disseminação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez.
• GEL LUBRIFICANTE:
O uso de gel proporciona maior lubrificação e ajuda a evitar irritações ou lesões pelo contato com peles, mucosas e brinquedos eróticos.
• PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP):
A PEP é uma medida de prevenção para pessoas que foram expostas ao HIV, seja por meio de relação sexual desprotegida ou compartilhamento de agulhas. Ela envolve o uso de medicamentos antirretrovirais em até 72hs após a exposição, por um período de 28 dias para evitar a infecção.
• PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP):
A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais antes das relações sexuais, para prevenir a infecção pelo HIV.
• TRATAMENTO DO HIV E OUTRAS IST:
O tratamento adequado do HIV e outras IST é importante tanto para a saúde individual quanto para a prevenção da transmissão do vírus. Quando a carga viral é indetectável, a chance de transmissão do HIV é zero.
• TESTAGEM REGULAR:
A testagem regular para o HIV e outras ISTs é uma importante medida de prevenção, pois permite o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, reduzindo o risco de transmissão.